João Lourenço

Nasceu em Barcelos, Portugal, terra de ancestrais tradições na arte de trabalhar o barro sendo disso exemplo, o ícone Português, o galo de Barcelos.
Desde cedo se sentiu atraído por essa arte, trabalhar o barro, e ingressou na oficina de olaria do Mestre oleiro Lino Lourenço, tendo aí aprendido os segredos da olaria tradicional: Roda de Oleiro, preparação de pastas (barro), técnicas de cozedura em fornos de lenha e etc. Mais tarde colaborou na Fabrica Escola, DÉVICA, propriedade do artista plástico Álvaro Rocha, na produção de cerâmica contemporânea e utilitária com pastas e vidrados (esmaltes) de grés.
Actualmente desenvolve um projecto de recuperação da “louça preta de Prado”, com cozeduras em fornos de lenha. Este é um tipo de olaria com grande valor patrimonial e com grande tradição em alguns centros oleiros da região do Minho.
Durante o seu percurso profissional, para tentar dar resposta ás suas inquietudes e curiosidade, fez pesquisa e experimentação com pastas de barro e vidrados. Fez também vários cursos de formação em varias Escolas e Centros de formação em Portugal e Espanha.
Neste momento desenvolve o seu trabalho criando peças maioritariamente na roda de oleiro (torno). Usa regularmente uma técnica que chama de ”laminação” e que consiste em retirar pequenas porções de barro, cortado na vertical e seguidamente as peças são modeladas e trabalhadas ao nível das texturas. Estas peças são cozidas em redução em forno de lenha, técnica de cozedura da (louça negra).